terça-feira, 8 de outubro de 2013

MOTORISTAS EXPERIMENTAM AS DIFICULDADES DOS IDOSOS - OBRIGATÓRIO VER VIDEO


Viver mais não é novidade, o desafio é viver melhor. Tem muito idoso que ainda sofre para garantir o direito básico de ir e vir. Dona Cleusa em Natal sofre tentando pegar um ônibus. Ela precisou de ajuda pra conseguir embarcar.
E olha que dona Cleusa não pode atrasar. Ela é convidada especial neste curso para motoristas e cobradores. Eles aprendem a lidar melhor com o passageiro idoso. A ideia foi da assistente social Maria Luíza Teixeira, que cansou de ouvir reclamações. “O idoso pede parada e ele finge que não vê. E há a freada ou arrancada brusca, quando ele freia bruscamente, o idoso não se acomodou ainda e cai”, aponta ela.
No curso, os papéis se invertam. Os motoristas e cobradores vão experimentar as dificuldades de quem já envelheceu. Na simulação do que acontece no dia a dia, os profissionais têm a oportunidade de sentir na pele as dificuldades que podem surgir com o passar dos anos.
Eles experimentam o peso da idade: usam caneleira que dificulta a caminhada, nos braços também usam peso, óculos para dar a sensação de visão embaçada, que muitas vezes o idoso tem, e também algodão no ouvido para dificultar a audição.
O motorista Gilberto Trindade conta como se sentiu no lugar de um idoso: “Eu já tinha uma ideia, mas quando a gente se veste assim, dá a mão para o ônibus e o motorista não para, isso realmente é humilhante”.

Sem comentários:

Enviar um comentário