sexta-feira, 22 de novembro de 2013

II Encontro Regional de Educação e I Encontro Internacional de Educação Especial de 5 a 7 dezembro | Jornal da Madeira

II Encontro Regional de Educação e I Encontro Internacional de Educação Especial de 5 a 7 dezembro | Jornal da Madeira

O “II Encontro Regional de Educação e I Encontro Internacional de Educação Especial” é um evento integrado na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais, que decorrerá de 2 a 11 de dezembro de 2013, organizado pela Direção Regional de Educação, da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos.
O II Encontro Regional da Educação vem dar continuidade ao Encontro do ano anterior, permitindo o aprofundamento das temáticas aí debatidas. Já o I Encontro Internacional de Educação Especial traz pela primeira vez à Região autoridades de educação de distintos países, tendo em vista a troca de experiências sobre as políticas públicas de Educação Especial na Europa, no Brasil e na Região Autónoma da Madeira. Esta internacionalização surge no âmbito do programa europeu de visitas de estudo a instituições de educação especial, da Agência Nacional PROALV Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, que permite à Direção Regional de Educação trazer à Madeira especialistas de renome Internacional provenientes de países como Alemanha, França, Holanda, Macedónia, Eslovénia, Áustria, Grã-Bretanha, Eslováquia, Suécia, Estónia, Grécia, Itália, Letónia, Finlândia, República Checa. Para além destes destacam-se igualmente investigadores das Universidades do Minho, de Aveiro, de Lisboa, de Pontifícia Universidade Católica do Paraná e representantes de projetos nacionais, como o Projeto Fénix, o Turma Mais e da Escola da Ponte.
Este Encontro está organizado com três grandes conferências, designadamente “Inclusão e direitos - os uns e os outros”, proferida por Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, jubilado; “Públicos escolares e regulação da educação: Lógicas e processos de agrupamento de alunos entre a homogeneidade e a heterogeneidade”, pelo Prof. Doutor Virgínio Sá, da Universidade do Minho e “Direitos humanos, educação e desenvolvimento”, pelo Prof. Doutor Carlos Estêvão, da Universidade do Minho.
A estas conferências juntam-se quatro painéis, onde será abordado a “Convivialidade e ambiente escolar”, os “Modos alternativos de agrupamento de alunos”, as “Políticas e práticas de educação de adultos em Portugal”, os “Exames, rankings, explicações e excelência escolar” e diversas Comunicações sobre as “Necessidades Educativas Especiais na Europa”.
As temáticas deste Encontro são bastante diversificadas e dizem muito a todos os profissionais da área da educação, mas também à sociedade em geral, porque a escola que temos hoje ditará a sociedade que teremos amanhã.
Nas palavras do Diretor Regional de Educação “Esperamos, pois, que este seja um espaço onde se desencadeie a reflexão e debate, desta vez, e importa sublinhar este facto, com colegas de diferentes países da União Europeia e do Brasil e que a troca de experiências e a partilha de conhecimentos permitam novas ou mais alargadas parcerias, porventura também transnacionais, de boas práticas.”
Para mais informações e inscrições, os interessados deverão consultar a página web da DRE, disponível em www.madeira-edu.pt/dre.

Sem comentários:

Enviar um comentário