sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

OFEREÇA, NESTE NATAL, AOS SEUS FILHOS E NETOS LIVROS QUE EXPLIQUEM A INCLUSÃO. ACEITAMOS MELHOR O QUE COMPREENDEMOS!!!




Carreira

Paula Teixeira

Apresenta o Som das Cores

Paula Teixeira
Em vésperas de ser mãe da sua primeira filha, Noa, Paula Teixeira acaba de apresentar O Som das Cores, um livro totalmente inclusivo onde o Tomás e a Mariana são as personagens principais e comunicam em língua gestural portuguesa. O livro contém ainda os abecedários em LGP e e Braile.
Que livro é este?
Um livro totalmente inclusivo, onde todas as crianças independentemente das suas limitações conseguem entender, sentir e ver as cores do arco iris.
A gravidez sensibilizou-a para escrever um livro infantil?
Eu já escrevia antes de estar grávida. Foi sempre algo que me deu muito gozo fazer, dar asas à criança que tenho em mim… Puxar pela imaginação é uma das minhas caracteristicas.
Qual tem sido a reação das crianças surdas e cegas ao livro?
Fiz a experiência antes do livro sair com dois irmãos gémeos, ela surda e ele cego, o dvd do livro, que é totalmente sonorizado, animado e traduzido para língua gestual, e não poderia sentir-me mais realizada. Só pela reação dos dois senti que valeu a pena fazer este livro! Foi um momento que jamais esquecerei.
Imaginava que a recetividade ao livro ia ser tão boa? 
A aceitação tem sido realmente extraordinária, tanto da parte dos pais, e educadores, como das crianças surdas e cegas. Também as crianças sem qualquer tipo de limitação aprenderem a brincar em língua gestual e ao braile.
As reações superaram as suas expectativas?
Sem dúvida. Eu sabia que não existe muito material lúdico/pedagógico deste género e que poderia existir alguma curiosidade mas, graças a Deus, tem sido muito melhor do que imaginei.
Qual foi o momento mais tocante da apresentação deste livro?
Foi quando dei uma mangueira ao Tiago, o tal menino gémeo que é cego, e que esteve presente no lançamento. Eu na história explico que o arco iris aparece quando as gotas da água tocam nos raios de sol… Ou seja, quando está sol, a Mariana, que é uma das personagens da história, diz que rega o quintal e o arco-iris aparece. O Tiago quando acabou de ouvir a história pediu à mãe uma mangueira para "ver" o arco iris, e disse-me que adorava o amarelo e o violeta… Isso sensibilizou-me muito, e, no dia do lançamento, ofereci-lhe uma mangueira para ele poder sentir e "ver" o arco iris quando quiser.
E PARA SI SUGERIMOS QUE SE INFORME UM POUCO MAIS SOBRE INCLUSÃO PELO QUE POMOS À SUA DISPOSIÇÃO O LIVRO: A CIDADE PARA TODOS -   O DIREITO À ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Sem comentários:

Enviar um comentário