quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Menina dos Meus Olhos é uma peça original escrita e encenada por Tathiana Piancastelli, jovem de 29 anos com síndrome de Down que estreia em Nova York,

Nova publicação em TURISMO ADAPTADO

Peça escrita e encenada por jovem brasileira com síndrome de Down estreia em Nova York

by Ricardo Shimosakai
Cartaz da peça ‘Menina dos Meus Olhos’ mostra Tathiana Piancastelli realizando performance
Cartaz da peça ‘Menina dos Meus Olhos’ mostra Tathiana Piancastelli realizando performance
Nova York – Menina dos Meus Olhos é uma peça original escrita e encenada por Tathiana Piancastelli, jovem de 29 anos com síndrome de Down que estreia em Nova York, a capital das super produções teatrais. A peça conta a história de Bela – uma adolescente em busca do amor e aceitação social e estará em cartaz em curta temporada: 13 a 15 de dezembro, no Teatro Círculo (64 E 4th St), em Manhattan.
Projeções de imagens e legendas em inglês levam o  público, independente da nacionalidade  , a mergulhar no mundo criado por Tathiana. Nele a personagem Bella passa por vários preconceitos diante da sociedade, inclusive dos próprios pais. Depois de muito sofrimento, Bella busca ajuda de um amigo através do qual ela conhece o amor de sua vida.
A construção da peça segue a linha do teatro físico, onde a criação das cenas usam o corpo do ator como ponto de partida para a criação. “Tathiana é artista, adulta, madura e preparada para encenar. Ela responde  instantaneamente às imagens que surgem em sua mente e apesar das dificuldades físicas e cognitivas que enfrenta, são exatamente essas tão faladas “dificuldades” que permitem sua total liberdade de expressão”, afirma Débora Balardini, diretora do espetáculo.
Tathiana escreveu Menina dos Meus Olhos sem pontuações ou concordâncias verbais. A adaptação do texto para o teatro, respeitou seu estilo  narrativo, onde Tathiana  transita de um pensamento ao outro sem pedir permissão ao mundo. “Eu tirei tudo da minha cabeça, pois amo atuar e meu sonho é apresentar uma peça em NY”, comenta Tathiana, escritora e protagonista da peça.
Débora Balardini, atriz e diretora atuante em diversos países, dirige o espetáculo contando com um casting de nove atores. A frente da companhia Nettles Artists Collective, juntamente com Sandie Luna, fazem a co-produção da peça.  O objetivo do grupo é difundir no cenário do teatro americano vozes globais autênticas e um teatro físico inovador.
Tathiana Piancastelli
Nascida em São Paulo, Tathiana é atriz, autodefensora e apresentadora de TV. Já atuou em peças de teatro brasileiras e em comerciais institucionais da Rede Globo de Televisão. Ela é voluntária no Instituto MetaSocial, que desenvolve ações junto à mídia para promover a inclusão social. Em 2010 Tathiana representou o Brasil nas comemorações do Dia Internacional da síndrome de Down nas Nações Unidas em NY. Tathiana também é conhecida por ser inspiração do cartunista Maurício de Sousa para a criação da personagem Tati com síndrome de Down. Na revista Viva as Diferençasela interage com a Turma da Mônica.
Assista o vídeo promocional da peça clicando no link a seguir Menina dos Meus Olhos
Menina dos Meus Olhos
Datas/horários: 13 e 14 de dezembro – 8pm
15 de dezembro – 2pm: apresentação seguida de bate papo exclusivo com diretora e atores da peça. “Quebrando Barreiras – Um olhar sobre a peca Menina Dos Meus Olhos”
Local: Teatro Círculo (64 E 4th St) – Nova York
Fonte: Inclusive

Sem comentários:

Enviar um comentário