sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Museu do Piauí lança exposição sensitiva para deficientes e público geral


Vendado, turista toca objeto, como proposta para conhecer as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência visual

Vendado, turista toca objeto, como proposta para conhecer as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência visual
A exposição “A Forma das Sensações”, voltada às pessoas que possuem deficiência visual, foi realizada no Museu do Piauí. A iniciativa fez parte do evento Primavera dos Museus que este ano teve como tema “Museus criativos”. Além de proporcionar acessibilidade, a mostra permitiu a toda população conhecer as peças através do toque.
A proposta foi fazer com que a população de forma geral tenha a mesma experiência. “O mais interessante é que as pessoas ditas normais poderão conhecer um pouco do mundo dos que possuem deficiência visual. A orientação é que todos façam o percurso de olhos vendados, para que possam sentir e enxergar com os olhos da alma”, contou a diretora do museu, Dora Medeiros.
Para o jornalista Lívio Galeno a experiência o fez perceber que ainda é necessário avançar na promoção da acessibilidade. "Foi bom sentir na pele, sair da zona de conforto, e saber como os outros se sentem. Também deu pra perceber que o poder público precisa promover mais ações nesse sentido", afirmou.
Esse sentimento é algo que a diretora do Museu, Dora Medeiros, também compartilha. “Queremos que as pessoas com todos os tipos de deficiência possam ter acesso ao acervo que conta a história do nosso povo e a exposição chama a atenção para a necessidade de adaptação do museu”, ressaltou.
Para o presidente da Associação dos Cegos do Piauí (Acep), Aluísio Carvalho, a iniciativa será capaz de quebrar paradigmas. “É um projeto pioneiro que além de possibilitar que as pessoas com deficiência conheçam melhor o museu, traz a inclusão social desse público, que passa a ter acesso ao patrimônio que durante décadas permaneceu inacessível às PCDs. Para nós, deficientes visuais, é uma vitória que abraçamos com muita alegria”, celebrou.
ver aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário