segunda-feira, 18 de maio de 2015

Fórum internacional recebe mais importantes especialistas do Brasil e do mundo segunda-feira, maio 18, 2015



Uma das mesas mais esperadas do 4º Fórum Internacional Síndrome de Down é a de sábado, dia 23, quando Alberto Costa, pai e médico, fala sobre sua pesquisa a respeito do uso da memantina, uma substância que promete a melhora do desenvolvimento cognitivo e diminuir a precocidade do mal de Alzheimer, comum entre pessoas com a alteração genética. Logo em seguida, Catriona L. Hippman, pesquisadora canadense faz contraponto ao desenvolver um trabalho sobre as implicações éticas e filosóficas da medicalização e das propostas de “cura” da síndrome de Down.
Na mesa de sexta à tarde, o pedagogo Josep Ruf Aixas fala sobre seu projeto de moradia independente na Fundação Catalana de Síndrome de Down. Em seguida, o Andy Trias, adulto com síndrome de Down, conta sobre sua experiência de vida independente em Barcelona, na Espanha, onde vive sozinho e trabalha.
A sexualidade das pessoas com síndrome de Down será debatida por Beatriz Garvía, psicóloga e autora do livro Relações Afetivas e Sexualidade na mesa de sexta-feira para falar dos preconceitos, mitos e medos da sexualidade das pessoas com síndrome de Down. É ela também quem abre o fórum ao lado de Alfredo Jerusalinsky, doutor em educação e desenvolvimento humano da USP. Eles falam sobre infância e primeiras relações familiares.
Izabel Maior falará sobre a Convenção da ONU na sexta-feira. Izabel é médica, mestre em medicina física e reabilitação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de Direitos Humanos e Políticas Públicas.
A doutora em Educação pela Unicamp Maria Teresa Mantoan vai falar sobre inclusão na escola ma mesa que acontece na quinta-feira à tarde. Consultora da Fundação Síndrome de Down, fez parte do grupo de trabalho que elaborou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Mais informações sobre as mesas no site http://www.fsdown.org.br/forum/programacao.htmou pela página da Fundação no Facebook https://www.facebook.com/fundacaosindromededown?fref=ts .
O 4º Fórum Internacional de Down acontece de 20 a 23 de maio, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp e tem como tema A Cada Passo Me Preparo para Minha Vida.
No dia da abertura, 20 de maio, às 19h, será lançado o livro Mude seu Olhar, a respeito do direito de ser das pessoas com síndrome de Down e haverá apresentação do cavaquista Dudu do Cavaco.
ver aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário