terça-feira, 14 de julho de 2015

Livro em braille 'abre' monumentos de Ponte de Lima a invisuais

Livro em braille 'abre' monumentos de Ponte de Lima a invisuais
Por Lusa
Os cidadãos invisuais vão poder 'visitar' os principais monumentos de Ponte de Lima através de um livro em braille.
O livro, agora lançado, contém também texto a tinta e será acompanhado de um CD, para que todos possam ter acesso ao seu conteúdo. 
"Há invisuais que não sabem ler braille, da mesma forma que há gente sem problemas de visão mas que não sabe ler. Com o CD, fica resolvido o problema de todos", referiu Augusto Viana, coordenador do projecto. 
Além disso, o livro inclui ainda um mapa em braille, que guiará os invisuais até cada um dos monumentos. 
Serão editados 12 exemplares, ficando um na Câmara de Ponte de Lima, outro no Turismo e outro na Biblioteca Municipal, sendo os restantes distribuídos por associações de invisuais. 
Paralelamente, serão editados folhetos separados alusivos a cada um dos monumentos, que estarão à disposição dos interessados no Posto de Turismo. 
"A nossa ideia foi criar uma ferramenta o mais inclusiva possível, que não deixe ninguém de fora, que possa ser lida por todos", afirmou Augusto Viana. 
O projecto resulta de uma parceria entre o Lions Clube de Ponte de Lima e a câmara local, tendo significado um investimento de cerca de 2 mil euros. 
No livro, há informações detalhadas sobre 18 dos principais monumentos de Ponte de Lima, entre os quais a Igreja Matriz, a ponte medieval, o Paço do Marquês, o Museu dos Terceiros ou a Torre da Cadeia Velha. 
"Obviamente, antes da edição testámos o livro com invisuais e a receptividade foi muito boa", rematou Augusto Viana.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário