segunda-feira, 11 de abril de 2016

Acção Social - Dança inclusiva em ensaio aberto e tertúlia

De 7 a 13 de abril, os coreógrafos Clara Andermatt e Henrique Amoedo coordenam a segunda residência do laboratório de dança inclusiva Lab InDança, lançado em dezembro passado.
Dança inclusiva em ensaio aberto e tertúlia
No dia 13, às 21h30, o público é convidado a assistir ao resultado de uma semana de trabalho intensivo e a participar numa conversa informal sobre inclusão pela arte, no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.
Esta iniciativa pretende reunir um grupo heterogéneo de participantes, desde artistas, trabalhadores sociais, jornalistas, pais, professores, alunos e outras comunidades em torno de uma conversa para reflexão e partilha do processo criativo em construção, que aceita a diferença na criação e produção artística.
São convidados desta tertúlia: os coreógrafos Paulo Ribeiro, Clara Andermatt e Henrique Amoedo; os bailarinos José Manuel Figueira, Telmo Ferreira e Mickaella Dantas; e Susana Figueiredo, professora de dança que acompanha o grupo Lab InDança em permanência desde janeiro.
Acessibilidade da experiência artística
O projeto Lab InDança apresenta-se como um espaço que proporciona a todos, em particular às pessoas com deficiência, uma multiplicidade de experiências formativas e performativas na área da dança. O objetivo é promover a presença de práticas artísticas na vida de um número cada vez mais alargado de pessoas, assente na ideia de acessibilidade da experiência artística, enquanto um direito e um valor.
Sob a orientação dos coreógrafos Clara Andermatt (ACCCA – Companhia Clara Andermatt) e Henrique Amoedo (Grupo Dançando com a Diferença), diretores artísticos do projeto, pretende-se desenvolver metodologias de experimentação e exploração do corpo | movimento | espaço, que aliem processos de criação e produção da dança, sensibilizando para o sentido estético e cultural da dança enquanto forma de arte.
O Lab InDança é um projeto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e dgARTES – Direção Geral das Artes, Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens do Concelho, Imaginarius – Festival internacional de Teatro de Rua e Provedoria Municipal para a Mobilidade, que pretende fomentar as oportunidades para a prática de dança, direcionadas para as pessoas com deficiência.
11:17 | Qui, 7 Abr 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário